sexta-feira, maio 26, 2006

Unidose

Finalmente vamos deixar de ter caixas e caixas de medicamentos inúteis em casa. E consumir apenas o que for necessário para a cura. Outra medida que demorou tempo a chegar. Veremos como reage a indústria e as farmácias. E quanto tempo será necessário para a pôr em prática. Mas, seja como for, é outra excelente medida de Sócrates.

Agostinho

O seleccionador português da portuguesa selecção de sub-21, no elogio fúnebre de Pinto da Costa, está a mostrar todo o seu valor. Mas no fim, e estamos cá para ver, ele e os bacocos do costume vão atirar as culpas para cima de Scolari. E porquê? Porque o homem é bom, tem êxito e, claro está, é brasileiro.

Carrilho e companhia

O desgraçado Carrilho e o seu camareiro Rangel andam em maré de azar. Depois do enxovalho público no Prós e Contras da RTP, vem agora o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social desancar a cara da derrota eleitoral deste sítio cada vez mais mal frequentado. Nem Santa Bárbara lhe valhe.

Outra grande medida

Os hospitais vão ter farmácias abertas todos os dias e durante 24 horas. Não serão geridas pelos hospitais públicos, mas sim por privados escolhidos por concurso público. Já agora, o aumento do horário das farmácias e o fim do preço fixo são outras grandes medidas. Mais notas vinte para Sócrates.

Grande medida

Sócrates anunciou no Parlamento a liberalização da propriedade das farmácias. Grande medida. Lá vai mais um tiro num fortíssimo lobby que conseguiu manter este anacronismo durante dezenas de anos. Nota vinte para Sócrates. Veremos se a regulamentação da lei será tão liberal como a medida anunciada.

domingo, maio 21, 2006

Polémica

Anda para aí uma nova polémica para nos distrair: devem ou não as televisões passar imagens dos fogos? É claro que devem. Como devem passar imagens dos atentados terroristas, dos furacões, dos desastres nas estradas, das quedas de aviões, da fome, das redes de prostituição, dos sem-abrigo e dos crimes ambientais. Mas neste sítio é preciso ter cuidado. O director da RTP já veio dizer que sim e mais que também, um péssimo sinal do que irá fazer a TV do Estado. Valha-nos a TVI. Mário Moura já deu com os pés nessas almas criativas que nos querem impingir um 'mundo novo'.

Leitura

A coisa chama-se Plano Nacional de Leitura. Vasco Pulido Valente já disse o que havia a dizer sobre o dito nas páginas de hoje do Público. Parece o Dia de Trabalho para a Nação de Vasco Gonçalves. O centrão arranja muitas maneiras de gastar o dinheiro de quem paga impostos. Sempre inutilmente.

PSD

O Congresso foi morno, quase um velório. Mas as propostas de Marques Mendes sobre o Estado e as escolas marcam uma ruptura importante com o centro-esquerda. São propostas liberais, de direita, que o CDS de Ribeiro e Castro foi incapaz de fazer. Veremos qual será a resposta do 'liberal' José Sócrates. Veremos se lhe cai a máscara e a direita ganha de novo o seu espaço.

quinta-feira, maio 18, 2006

Código Da Vinci

Opus Dei, Igreja, Paulo Portas. Todos juntos contra o filme. Apelam ao boicote, dizem que é uma heresia e um enorme embuste. Ó homens de pouca fé! Deixem o rebanho ir ao cinema. Se a fé das ovelhas é grande, não há Cristos e Madalenas apaixonados que afastem os peregrinos de Fátima e dos altares. E, acima de tudo, não sejam ridículos. Ponham o cilício e deixem-nos em paz.

Maternidades

É o grande festival salazarista. Todos, da direita à esquerda, estão contra o fecho de maternidades. Este rectângulo pobre e sem qualidade de vida imagina que ainda é uma potência. Terrinha sem quartel e soldados, esquadras da GNR e PSP, repartições do Terreiro do Paço, igreja, padre e hospital não é terrinha nem é nada. Ah, e sem uma escolinha. Pobrezinha, sem alunos, mas muito limpinha. A democracia existe há trinta anos? A adesão à Europa aconteceu há vinte? Pura ilusão. Este sítio estava para Salazar como Salazar para o sítio. Felizes e na paz de Cristo.

Scolari

O treinador brasileiro é o homem certo no lugar certo. Como tem coragem, decide pela sua cabeça e não liga a muitos imbecis que falam e escrevem sobre futebol, incluindo a mafia do costume, é muito odiado por certa gentalha, que até se dá ao trabalho de fazer petições contra o brasileiro. Os salazarentos odeiam quem tem sucesso e qualidade. Os salazarentos gostam da vidinha, não da vida. Gostam de ser pobretes e alegretes. Este sítio é o que é. Não tem remédio. Os Scolaris e Mourinhos são ovnis numa terra miserável.

Carrilho

Brrr! O homem não tem carácter, é um cobarde, um psicopata, enfim, está bem para este sítio. O livro é bem o espelho de quem o escreve. Provavelmente é um doente perigoso que deveria ser bem acompanhado. Para bem de todos, em particular dos que convivem mais de perto com ele. Seja como for, o que ele escreveu e Emídio Rangel afirmou sobre os jornalistas mereciam o devido tratamento judicial. Mas não. Além do anúncio costumeiro de um processo contra Carrilho feito por Cunha Vaz, nada mais se passou. As denúncias ou calúnias caíram em saco roto. O homem, talvez preocupado com o ostracismo, decidiu ir falar com a polícia da comunicação social e foi à SIC Notícias falar com Mário Crespo. Não sei se por qualquer fenómeno de proximidade - o homem vive ao pé do Campo Pequeno, que regressou às touradas pela mão da TVI -, o facto é que o dito foi toureado superiormente pelo excelente jornalista de Carnaxide. Uma faena em grande, com direito a música e saída em ombros. Olé.

Ai este sítio

Passam os dias, uma pessoa afasta-se um pouco da blogosfera, porque não lhe apetece ou tem coisas mais interessantes para fazer, regressa e so vê mais tristezas, mais vilezas e uma podridão sem fim. Este sítio não está apenas falido. Está podre. Cheira mal.

sexta-feira, maio 05, 2006

Última hora

Os postos da Galp, pelo menos em Lisboa, estão fechados há três dias. Uma inspecção encerrou-os a todos. Desconhecem-se as razões. Mas devem ser graves, muito graves. Ninguém será responsabilizado? Os jornais, rádios e televisões não contam nada?

quinta-feira, maio 04, 2006

Irão

Mais tarde ou mais cedo os EUA e o Reino Unido terão de entrar numa nova guerra. Depois do Afeganistão e do Iraque será a vez do Irão. Os criminosos já sabem que não ficam impunes. Nunca mais. A guerra iniciada em 11 de Setembro de 2001 continua.

Lixeiras

Sócrates acabou com as lixeiras a céu aberto quando foi ministro do Ambiente. Portugal adoptou os modernos ecopontos em muitas vilas e cidades. Mas o povo deste sítio, que adora tradições e hábitos antigos, rapidamente tranformou a reciclagem de lixos em novas lixeiras a céu aberto. Basta andar por Lisboa a qualquer hora do dia ou da noite e ver o que se passa nos ecopontos. O sítio é muito mal frequentado e cheira cada vez pior.

Este sítio mal frequentado

Passou o 25 de Abril, com o discurso do social-democrata Cavaco que deixou embasbacados jornalistas e comentadores, aconteceu o 1 º de Maio com os rituais do costume, Constâncio divulgou o seu relatório da Primavera, 85 por cento dos portugueses estão-se nas tintas para o sítio e 85 por cento dos pensionistas têm reformas abaixo dos 400 euros.
A grande questão do momento não é saber se a segurança social do sítio está falida, se os ricos estão mais ricos e o número de pobres dispara ou se a solução para estes males está na eleição directa de Mendes ou na paródia da eventual reeleição do Castro. A grande questão é saber se alguém está interessado em comprar ou gerir o sítio, antes que seja muito tarde. O mais natural é que a Espanha, se tivesse apoios comunitários para o fazer, aceitasse integrar este rectângulo salazarento. Nomeava uma comissão administrativa durante um ou dois anos, elegia um Parlamento regional e conseguia de Bruxelas um estatuto especial transitório para pôr isto tudo mais ou menos na ordem.
O povo deste sítio ficaria eternamente grato a Sócrates se concentrasse os seus esforços nesse grandioso e patriótico objectivo. O resto são aspirinas para um doente terminal.

Boys I

A Entidade Reguladora (?) já deu o seu aval aos dois boys para a Lusa. Venham os carrinhos.