quinta-feira, janeiro 19, 2006

Alô, alô

Soares em Viana do Castelo. A EEPER, Empresa de Escutas do Partido da Ética Republicana, registou o telefonema entre o candidato presidencial e o ministro da Defesa:
- Estou? Quem fala?
- É o Mário.
- Ó pá, não sabes que estou na China? Se me vens chatear outra vez com os estudos desfavoráveis da Força Aérea sobre a Ota mando-te para a outra parte. Já te disse que foram todos destruídos e o general garantiu-me que não há cópias.
- Não faço ideia do que é que está a falar. Eu sou o Mário, o presidente, quer dizer, o candidato do PS...
- Dr. Mário Soares? Desculpe, mas não percebi que era você. Sabe, estou na China...Pensei que era o chato do Lino, o das Obras Públicas, que só pensa em comboios e aviões. Está maluco, o comuna.
- Eu sei, homem. Mas deixe-se de conversas. Estou aqui com uns gajos no refeitório dos Estaleiros de Viana, não sei se são comunas ou socialistas, e os tipos estão contra a privatização da empresa e disseram-me que o senhor disse que a ia vender aos capitalistas.
- Bem, eu..., é uma hipótese, sabe, estão a ser feitos estudos, mas só depois do relatório final irei propor ao Governo uma decisão.
- Eu não percebo nada disso. Só sei que os tipos estão à espera de atacar os rojões e querem que eu lhes diga que a empresa não vai ser vendida. E, meu caro Luís Amado, bem preciso de números destes, como sabe.
- Eu sei. Pois, mas sabe, caro dr. Mário Soares, que o assunto é delicado e antes de lhe dar uma resposta definitiva tenho de falar com o senhor primeiro-ministro.
- O quê? Olhe lá! Eu tenho os gajos a olhar para mim, não querem que isto seja vendido, e eu vou-lhes dizer que você me garantiu que isto ia ficar no Estado.
- Por amor de Deus. Não me comprometa. Deixe-me falar com o Sócrates. O senhor não pode garantir nada, ainda faltam os estudos...
- Deixe-se de coisas. Com o Sócrates posso eu bem e se você vender isto mais tarde pouca gente se vai lembrar do que eu disse e você arranja com certeza uma boa desculpa.
- Mas, eu preferia falar primeiro com o José...
- Ó homem, já estou farto do Sócrates. A propósito: está a curtir Pequim? Sabe daquela anedota das chinesas?
- Anedota? Chinesas? Bem...
- Vocês são mesmo uns nabos. Sabe qual é --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------( texto censurado pelo operador de serviço da EEPER).