quarta-feira, novembro 09, 2005

Direita e esquerda segundo Soares

Mário Soares explicou finalmente ao mundo o que é a esquerda e a direita. Ser de esquerda é querer o bem dos outros. Ser de direita é querer o seu bem e da sua família. Ser egoísta, portanto. Soares tem razão. António Vitorino, José Lamego, Alberto Costa e José Junqueiro deram 12 milhões de euros à Eurominas, logo são todos de esquerda. Socialistas. Obrigado professor. O que seria este mundo sem as suas oportunas lições.

1 Comments:

Blogger Jose Moreno said...

Por acaso essa ideia não é nova e, na minha opinião, liga-se com uma polémica recente a propóstito da diferença entre "consumidor e "cidadão". A polémica começou no Bicho Carpinteiro (http://bichos-carpinteiros.blogspot.com/2005/11/cavaco-coerente.html), continuou no Blasfémias (http://ablasfemia.blogspot.com/2005/11/vacuidades-do-discurso-da-nova.html) e - abundantemente - na respectiva caixa de comentários (http://www.haloscan.com/comments/blasfemia/113085151946016225/).

Qual a ligação que faço entre as duas coisas? Está expressa neste comentário (http://www.haloscan.com/comments/blasfemia/113085151946016225/#295963): A diferença entre cidadão e consumidor é que o cidadão é capaz de comportamentos altruístas e o consumidor só consegue comportamentos egoístas. É por isso que a democracia MELHORA o funcionamento da sociedade (a História demonstra-o). E é por isso que o mercado faz a sociedade PROGREDIR (a História também o demonstra). Somos ambas as coisas - cidadãos e consumidores - e ainda bem! Mas não devemos esquecer a diferença entre o nosso lado mais nobre e o nosso lado mais miserável. Aquele que nos eleva (sem religiões...) e aquele que nos subjuga.

A esquerda é ideologicamente altruísta e a direita é ideologicamente egoísta. Isso constitui simultaneamente a força e a fraqueza de cada uma delas.

12:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home