terça-feira, novembro 15, 2005

A ministra

Maria de Lurdes Rodrigues é a primeira ministra da Educação que habita a 5 de Outubro depois de muitos anos de desgraças, reformas, concursos, supostos ministros e outras coisas mais em que o ensino em Portugal era, de facto, comandado pelos sindicatos dos professores. Mais grave do que isso, as 12 mil escolas do básico ao secundário só existiam, até agora, para dar emprego aos professores. Os alunos e as suas famílias eram apenas uns chatos horríveis que, imagine-se, queriam estudar, aprender e preparar o seu futuro profissional. É por isso que todos os anos se assistia à cegada dos concursos, em que 150 mil senhores e senhoras andavam aos saltos de escola para escola. É por isso que agora reagem tão mal quando vão ter de ficar nas escolas 3 ou 4 anos, um factor decisivo para a estabilidade e rendimento escolar, logo combate ao enorme insucesso escolar, e andam para aí a pregar estórias sobre as aulas de substituição e o facto de terem de ficar mais horas nas escolas. Mas como agora a 5 de Outubro deixou de ser o Ministério dos Professores, aí estão as jornadas de luta e as greves. Podem fazê-las, arregimentar os muitos amigos que têm na comunicação social que uma coisa é certa: a opinião pública em geral e as famílias em particular já não engolem as vossas patranhas. E começam a ficar muito mal vistos neste sítio que, aos poucos, vai abrindo os olhos. Devagar, devagarinho, mas vai abrindo. Isto ainda vai lá. Tomara que mais Lurdes Rodrigues andassem por esses ministérios. Sem espinhos nem pinhos.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Avaliação excepcional pode passar repetentes
Os conselhos pedagógicos das escolas terão o poder de fazer passar de ano, numa "avaliação extraordinária", estudantes repetentes que se encontrem em vias de voltar a reprovar.
-------------------------------
A isto chamo eu o regresso e em força dessa figura trágica que foi e é Ana Benavente.
Continue pois a dizer bem da actual ministra que a senhora de facto consegue enganar meio mundo.
Apenas uma perguta. O senhor é o mesmo que escrevia no DN? Tá doente? É que se não está, parece.

7:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É verdade!
Confirmo!
Aconteceu com o meu filho que anda no 6º ano de escolaridade!

Uma aula de "Estudo Acompanhado" foi dedicada a jogar SU DOKU!

Sim senhor!!!
Ou a disciplina de Estudo Acompanhado é um chouriço inventado para dar horas lectivas a professores, ou o professor em causa é um irresponsável preguiçoso, ou o professor em causa é um irresponsável ignorante.

diogenes

7:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home