terça-feira, dezembro 27, 2005

Irresponsabilidade

Duas crianças morreram em Gaia num apartamento sem água e sem luz. Um drama, sem dúvida. Mas o que dizem os noticiários e os desenvolvimentos da tragédia? Procuram-se os responsáveis. Serão os pais? A mãe? O pai? Não. A culpa é da Câmara, da Segurança Social ou do Estado. Os cidadãos que fizeram as crianças nem fazem parte da história. É por isso que isto é o que é. Ninguém é responsável por nada. As famílias estão endividadas até ao pescoço? Sim, é verdade. Quem são os culpados? Os bancos, a Cofidis e, em última análise, o Estado. Os cidadãos, esses, são sempre irresponsáveis. Coitados, não sabem Matemática, fazer contas de multiplicar, de dividir e ainda acreditam no Pai Natal. É o que dá o Estado-Previdência, o Papá de todos nós, que toma conta de nós da maternidade ao cemitério. Irresponsáveis com direito a votar para as freguesias, as câmaras, o Parlamento e, imagine-se, o Presidente. É o Estado Social no seu melhor. Paz à sua alma.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Absolutamente de acordo. Pior do que sermos amestrados pelo estado social, só mesmo deixar-mos que o estado nos amestre!
É uma espécie de simbiose, na qual o povo deixa para o estado todas as responsabilidades, enquanto os detentores do poder desse mesmo estado, governam a vidinha à tripa forra. Parece convir às duas partes. Os resultados estão aí e não são nada animadores!
http://desgovernos.blogs.sapo.pt/

8:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não percebi o seu post, ARF. O Estado Providência não toma conta de todos nós da maternidade ao cemitério, ao contrário do que diz. Isso prova-se todos os dias, e nem sequer será preciso dar-lhe o exemplo dessas duas crianças. Aliás, não precisamos de um estado que tome conta de nós desde a nascença até à morte. Precisamos de um estado que proteja os mais fracos, como era o caso dessas crianças, só isso. Que o liberalismo deixe pelo menos essa função ao Estado. O curioso, e irónico, é que se prova cada vez mais que esta é uma sociedade cada vez mais liberal. Não vale a pena bater muito no estado providência. Essa coisa já quase não existe.

António

10:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home